Neste dia, comemora-se a implantação da República (desde 5 de Outubro de 1143 que Portugal era uma Monarquia) .
Nos finais do séc. XIX, os desentendimentos partidários (existia o rotativismo entre o Partido Regenerador e o Partido Progressista) sucediam-se. João Franco, ex-ministro do Reino, acabará por fundar o novo Partido Regenerador Liberal.
O rei D. Carlos, sobe ao trono em 1889 e herda uma situação difícil: problemas políticas (Ultimato Inglês, 1890), agitação e revolta republicana no Porto (1891) e dificuldades financeiras.
Apesar de ter conseguido obter algumas melhorias na situação do País, a decisão de chamar João Franco ao Governo (que inicia um governo de Ditadura) e os "ventos de mudança" que se faziam sentir acabarão por levar ao seu assassinato em 1908.
Os Republicanos, conjuntamente com associações secretas como a Carbonária e a Maçonaria, preparam a revolução que irá acontecer a 5 de Outubro de 1910. D. Manuel (que sucedera a seu pai) é obrigado a exilar-se na Inglaterra.
O país inicia uma nova fase da sua vida não menos problemática que a anterior. Em 1926, instaura-se a Ditadura Militar e em 1933, o Estado Novo que perdurará até 1974.
Sem comentários:
Enviar um comentário