segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

9 de Maio de 1950

Após a 2ª Guerra Mundial, o continente europeu encontrava-se numa situação de devastação das suas estruturas económicas. A ideia de unir esforços para "refazer a família europeia" datam dessa época.
Os primeiros passos são dados em 1948 com a criação do Benelux, acordo que estabelecia a livre circulação de mercadorias entre a Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
No dia 9 de Maio de 1950, Schumann apresenta a proposta da criação de uma Europa organizada, inicialmente visando a cooperação entre a França e a Alemanha nos sectores do aço e carvão.
Jean Monnet (economista francês), inspirado pela Declaração Schumann, concebe a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, criada em 1951). Além daqueles dois, integrava também os países do Benelux e a Itália. Surgia a Europa dos seis.
A Comunidade Económica Europeia (CEE) irá surgir, em 1957, com o Tratado de Roma. Desde então tem aumentado o seu número de países e tornou-se mais abrangente, havendo a pretensão de se tornar uma verdadeira União Europeia com a união política.

Para saber mais:http://www.aprendereuropa.pt/page.aspx?idCat=332&idMasterCat=300&idContent=343

Sem comentários: