quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Breves lições de História: "Nasce um país"



No dia 5 de Outubro de 1143, é celebrado entre D. Afonso Henriques e seu primo, rei de Leão e Castela, Afonso VII, o Tratado de Zamora.
Este acontecimento marca, para alguns, o início da História de Portugal.
D. Afonso VII reconhece o direito do seu primo usar o título Portucalensis Rex (rei de Portugal). Contudo, é preciso salientar que naquelas épocas era preciso que o Papa reconhecesse um reino e o seu rei para ser aceite, como tal, internacionalmente. Isso veio a acontecer, em 1179, com a concessão da Bula Manifests Probatum pelo Papa Alexandre III.

"Ao nosso muito amado filho em Jesus Cristo, Rei dos Portugueses.
Sabemos por evidentes sucessos que, como bom filho e príncipe católico, tendes feito vários serviços à Sacrossanta Igreja, destruindo valorosamente os inimigos do nome Cristão, dilatando a Fé Católica por muitos trabalhos de guerra e empresas militares, deixando um nome de grande memória e um exemplo digno de os futuros o imitarem.
Confirmamos a Vossa grandeza e Portugal com inteira honra e dignidade de Reino e todas as terras que, com o auxílio da Graça Celeste, ganhardes aos sarracenos e sobre as quais não possam príncipes cristãos julgar-se com direito.
Concedemos também estas mesmas coisas aos Vossos ditos herdeiros e os defenderemos sobre este respeito (...)" fonte: Infopédia

Sem comentários: